Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Núcleo de Pesquisa Cultura e Memória lança álbum fotográfico de Thomaz Pompeu

    O dia 18 de agosto de 1942 parecia ser mais um dia comum no Brasil do Estado Novo, que assistia, sem maior envolvimento, à Segunda Guerra Mundial. O afundamento de seis navios brasileiros por submarinos alemães não havia gerado ainda nenhuma reposta do governo de Getúlio Vargas às forças do Eixo (formado por Alemanha, Itália e Japão). A população, inconformada com tamanha afronta dos alemães, toma suas próprias providências e sai às ruas para quebrar todos os estabelecimentos comerciais que tivessem alguma ligação com os países que passara a considerar inimigos. Acontece, então, o Quebra-Quebra de 42.

    Em meio àquela confusão, estava Thomaz Pompeu Gomes de Matos, que fez várias fotografias do movimento popular. O fato não foi muito comentado pelos jornais da época, que preferiram não dar repercussão a um caso de desordem pública em plena ditadura. Assim, os principais registros da revolta, acontecida dois dias antes de o Brasil entrar oficialmente na Segunda Guerra, foram as imagens feitas pelo jovem. Para não ir contra os interesses do governo ditatorial, Thomaz Pompeu negou por muito tempo a autoria das fotos, que só foram divulgadas na década de 1980, na coluna de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) no jornal O Povo.

    Quase 70 anos depois do Quebra-Quebra, as fotografias serão, pela primeira vez, publicadas integralmente, em edição fac-similar do álbum original, com os comentários do autor. A publicação “Quebra-Quebra de 1942 em Fortaleza” é do Núcleo de Pesquisa Cultura e Memória, vinculado ao Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar. Além do álbum, será publicado um volume com três artigos dos historiadores Carlos Renato Freire, Daniel Gonçalves e Emy Falcão sobre o acontecimento, as fotografias e o contexto em que se insere a memória do fato.

    A publicação é fruto de um trabalho de quase três anos do Núcleo, que contou com o apoio da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para manter as bolsas de pesquisa. Para Carlos Renato Freire, um dos realizadores do projeto, a obra publicada é também a “concretização do museu como um lugar de produção de conhecimento” além de significar uma realização pessoal para Thomaz Pompeu, que depois de mais de seis décadas, assume a autoria das imagens.

    Serviço: Lançamento da publicação “Quebra-Quebra de 1942 em Fortaleza”, de Thomaz Pompeu Gomes de Matos, nesta quarta, 23 de setembro de 2009, às 18h, no hall da Livro Técnico, no Centro Dragão do Mar. Outras informações: 85. / 8611

    Contatos:

    Carlos Renato Freire (85. email: crenatoaf@hotmail.com)

    Valéria Laena - Diretora do Memorial da Cultura Cearense (85.

    Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

    Alyne Cardoso (alynecardoso@yahoo.com.br / (85) -

    www.dragaodomar.org.br

    • Publicações1926
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nucleo-de-pesquisa-cultura-e-memoria-lanca-album-fotografico-de-thomaz-pompeu/1903965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)